Substituição de camisas

Dentro do bloco está disposto o alojamento dos cilindros, componentes no qual correm os pistões durante o funcionamento do motor. Os cilindros são chamados de camisas, são peças encaixadas no bloco, geralmente diferindo do material deste, vestindo as cavidades cilíndricas dentro do bloco. As camisas devem ser instaladas no bloco, pois o movimento de vai e vem do pistão desgastaria o bloco, pelo que sua substituição seria muito mais onerosa do que a substituição das camisas, além disso as camisas são desenvolvidas com material que confere mais resistência e menos atrito (ferro com adição de crômio, magnésio e níquel) sem afetar o custo final de produção das mesmas.

A montagem e desmontagem dos cilindros dependem da forma de construção. De maneira geral os cilindros são compostos de camisa, haste, êmbolo e cabeçote. No êmbolo, encontram-se as vedações que separam a câmara inferior da câmara exterior, no cabeçote encontram-se as vedações principais como guias e anel raspador que é utilizado para evitar a entrada de sujeira e resíduos no cilindro. A haste é presa ao embolo e ao cabeçote formando um conjunto montado posteriormente na camisa. Os cuidados a serem tomados devem ser respectivamente: limpar o interior da camisa antes de fazer a montagem, proteger a superfície da haste a fim de evitar riscos, montar as vedações e guias com ferramentas próprias a fim de evitar estragá-las e testar o cilindro em bancada para simular o seu funcionamento e evitar retralho com a posterior abertura dos componentes internos atentando-se a pressão de trabalho no teste.

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